As crianças e jovens vão regressar à escola: É tempo de aumentar as defesas, a concentração e o rendimento. A resposta a esta equação assenta essencialmente em dois pontos: alimentação e actividade física.

Garante-se assim plena capacidade do organismo para desenvolver e manter a imunidade contra as doenças mais comuns, bem como assegurar a energia necessária para, dia após dia, as crianças e jovens conseguirem rendimento nas suas actividades.

A alimentação tem de ser variada e nutritiva, sem nutrientes vazios, ou seja, sem aditivos alimentares, sem alimentos açucarados, sem refrigerantes, sem gorduras processadas.
Todos estes alimentos são muito calóricos e sem interesse nutricional; aumentam a agitação, a ansiedade, o peso, as cáries dentárias e enfraquecem os musculos, diminuem a concentração e alteram o sono.

Em contrapartida é obrigatório aumentar muito o consumo de frutas, verduras, legumes e peixe.
Os melhores alimentos para a concentração e memória são aqueles que têm ácidos gordos ómega-3 como o salmão, sardinha, cavala,atum, mas também os frutos secos (nozes, amêndoas), sementes (linhaça, girassol, sésamo, chia) e ovo.

As frutas, verduras e legumes fornecem as vitaminas e minerais para não ficarem doentes e terem energia para o trabalho cerebral e fisico. Além disso têm fibra capaz de manter a saciedade e um bom trânsito intestinal. Neste campo, a sopa é a melhor aliada!

Deve-se estar atento à hidratação uma vez que um organismo desidratado é mais propenso à fadiga, dores de cabeça, irritabilidade e falta de concentração. Beber sempre água e nunca refrigerantes ou sumos embalados.

Muito importante é a actividade física que deve ser regular em grupo ou individual e sempre que possível ao ar livre. Garante boa forma física, promove o desgaste de energias extra e aumenta a oxigenação cerebral.

Os ritmos diários devem ser regulares: horários definidos para refeições, estudar, brincar/atividades e dormir. Atenção ao pequeno almoço: é a refeição mais importante para garantir combustivel para o cérebro!

Na hora de dormir devem-se favorecer as actividades de relaxamento: banho, leitura, conversa em familia; atender a que o quarto seja confortável, podendo ainda recorrer à aromoterapia com óleos essenciais específcos para difundir no quarto ou para uma pequena massagem.

Nas situações onde existe mais carência e desiquilibrio nutricional, pode estar indicado o aconselhamento de alguns suplementos com grande interesse para melhorar as defesas, aumentar a concentração e a resistência fisica. Por exemplo: Probióticos, Óleo fígado bacalhau, Vitamina C, Multivitamico.

Procure sempre o aconselhamento de um farmacêutico especializado antes de dar aos seus filhos qualquer suplemento.

Dra. Sónia Correia, farmacêutica;