Serviço de Naturopatia

A Naturopatia visa alcançar o bem-estar geral do organismo, física e emocionalmente, ajudando a criar o equilíbrio nos vários mecanismos base que regulam o corpo e a mente humana.

Assim, usando ferramentas como a fitoterapia, a homeopatia, a terapia floral, a aromaterapia associados muitas vezes a métodos de relaxamento, consegue-se criar meios de contrariar a doença e restaurar a saúde.

Em todos estes processos a vertente alimentar é importantíssima e fundamental como forma de prevenção da doença ou do sintoma, garantindo também os melhores resultados nos tratamentos.

O tipo de alimentos que ingerimos, a quantidade, a combinação entre eles e mesmo a forma como são confeccionados traduz-se em boa ou má alimentação, ou seja em boa ou má saúde.

A Naturopatia pode ser aplicada em todas as idades e em todas as alterações/doenças do organismo, obtendo resultados por si só ou em complemento às terapias e medicamentos convencionais sempre com a devida segurança e monitorização de efeitos.

Algumas áreas de intervenção:

  • Melhorar a saúde em geral e preparar o envelhecimento
  • Corrigir desequilíbrios metabólicos e alterações digestivas
  • Controlar stress, ansiedade e alterações do sono
  • Reforçar a imunidade e controlar doenças alérgicas
  • Minimizar o impacto de doenças degenerativas, crónicas e cancerosas

Aconselhamento farmacêutico em naturopatia.

Sujeito a marcação
Suplementos naturais | Consulte aqui

Nutrição Terapêutica e Ortomolecular

“As profundas modificações dos nossos hábitos nutricionais desde há alguns séculos, e sobretudo nas últimas décadas, conseguiram tornar os nossos alimentos cada vez mais tóxicos para a nossa saúde. Os alimentos modernos podem ser comparados a um veneno lento e traiçoeiro, cujas consequências são doenças graves, incapacitantes e muitas vezes mortais.”
Dr. Michel Lallement

Não existe uma alimentação ideal para todos: apesar de normas básicas, é necessário personalizar o tipo e quantidade de alimentos. Uma boa alimentação implica substituir os alimentos tóxicos pelos que se adaptam ao organismo de cada um. Para isso é necessário reeducar o nosso gosto e paladar! Esta abordagem nutricional complementar considera o indivíduo como um todo (holística). Graças a uma alimentação sã e equilibrada é possível corrigir os desequilíbrios do “terreno”, o nosso organismo, e actuar sobre as causas das doenças preventivamente ou na fase de tratamento. O nosso estilo de vida agitado, consumista e enclausurado, bem como a nossa alimentação essencialmente binária de lácteos e trigo processados, empurram-nos para uma espiral de síndromes e alterações fisiológicas muito favoráveis à doença. As doenças fortemente influenciadas pelo nosso estilo de vida são numerosas. Resumidamente podem ser referenciadas em 3 grupos:

• Doenças metabólicas: diabetes, obesidade, dislipidemias, hipertensão…
• Doenças degenerativas: artrose, osteoporose, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, cancros…
• Doenças relacionadas com a desregulação do sistema imunitário: doenças auto-imunes (reumatismos inflamatórios, esclerose múltipla, psoríase, doença celíaca, entre outras), asma, reacções alérgicas…

A melhoria dos sintomas e mesmo a cura de muitas destas doenças passa obrigatoriamente pela limpeza do terreno; isso na maioria dos casos implica unicamente a escolha dos alimentos certos para potenciar a desintoxicação e retomar o equilíbrio. O uso de medicamentos nestes casos serve apenas para controlar os sintomas e a crise aguda, pois se o desequilíbrio permanece, tudo voltará a acontecer!

A Nutrição Terapêutica e Ortomolecular abrange a análise holística do indivíduo procurando estabelecer um critério alimentar favorável:
• Para desintoxicar: “limpar o terreno”
• Identificar e eliminar intolerâncias alimentares
• Suprir carências em micronutrientes essenciais ao normal funcionamento metabólico e de todos os órgãos.Dra. Sónia Correia- farmacêutica naturopata Adaptado de “ Comer Saúde” Dr. Michel Lalement