A síndrome das “pernas pesadas” resulta do aumento da pressão sanguínea nas veias das pernas com consequente dilatação dos vasos, levando à estagnação e abrandamento do fluxo de sangue.

A dilatação das veias, devido à perda de elasticidade e força da parede dos vasos sanguíneos, é o principal fator responsável pela sensação de pernas pesadas e cansadas e deve-se, essencialmente, a alterações na composição da parede dos vasos ao nível das fibras de colagénio, elastina e, ainda, alterações das células musculares.

A insuficiência venosa crónica caracteriza-se por desconforto nas pernas, na face interna e posterior da barriga da perna, ou nos pés, que agrava ao final do dia, após longos períodos de pé ou com banhos com água muito quente. Outros sintomas comuns são o prurido, parestesias, cãibras nocturnas e dor.

Com vista a melhorar a circulação venosa e aliviar os sintomas de pernas cansadas estão disponíveis suplementos à base de plantas ricos em bioflavonóides. Por exemplo, a Centela Asiática potencia a produção de colagénio e, o Castanheiro da Índia aumenta a atividade contrátil da parede dos vasos sanguíneos, contribuindo para uma circulação venosa mais eficaz.

Suplementos ricos em Vitamina C também possuem uma função importante na melhoria da insuficiência venosa crónica e dos seus sintomas, uma vez que participa na síntese de colagéneo.

O Ruscus e a Hamamélia são também ricas em bioflavonóides, com atividade anti-elastase (evita a degradação das fibras de elastina) e anti-inflamatória, responsáveis pelo aumento a elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos.

No alívio da síndrome das pernas cansadas é aconselhado o uso regular de meias elásticas de modo a reduzir a acumulação de sangue nos membros inferiores e potenciar o efeito dos suplementos referidos.

Sónia Correia
Farmacêutica Farmácia Aliança Porto