A expressão “a beleza vem de dentro” não podia ser mais verdadeira! A forma como tratamos o nosso corpo e o que ingerimos, também se reflete na aparência!

O cabelo e a pele são mais do que um símbolo de beleza. Refletem igualmente o estado de saúde geral e, normalmente, são as primeiras zonas do corpo a alertar-nos de que algo pode não estar bem.

Queda de cabelo excessiva, fios quebradiços, perda de brilho ou de força, são problemas capilares comuns que muitas vezes estão relacionados com uma alimentação desequilibrada. É igualmente importante a saúde do couro cabeludo, uma vez que a desidratação, aumenta a descamação, e o excesso de oleosidade provoca queda por obstrução do folículo piloso.

O fio capilar é composto maioritariamente por uma proteína, a queratina, e minerais como por exemplo: zinco, magnésio, ferro e selénio. Também as vitaminas C, E e betacarotenos têm a sua importância: produzem colagénio, auxiliam na proteção contra os raios solares e influenciam a produção de sebo. O ómega-3, tem um papel importante na hidratação capilar. Desta forma, muito dificilmente se conseguirá recuperar um cabelo danificado, quando a dieta é pobre em vitaminas, minerais e macronutrientes benéficos para o cabelo.

Como podemos então melhorar a saúde do cabelo e do couro cabeludo, através da alimentação?

Tenha em conta alguns conselhos essenciais…

Nos casos em que o cabelo apresenta sinais visíveis de fraca hidratação, a recomendação é que se inclua na dieta gorduras insaturadas, tais como azeite. Esses alimentos ajudam ao funcionamento das glândulas sebáceas, as quais produzem sebo, substância necessária para a hidratação natural dos fios capilares.

Alimentos como o salmão, sardinha, atum, bacalhau, sementes de chia e linhaça, nozes, amendoins sendo ricos em ómega-3, têm ação anti-inflamatória e, de acordo com alguns estudos, são benéficos para prevenir a queda de cabelo e a alopecia.

Os alimentos que fortalecem o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como as carnes, o peixe, o ovo, a soja, o leite e derivados porque as proteínas, como a queratina, são compostas por aminoácidos que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo. Sendo também essencial ingerir certas vitaminas e minerais como zinco, ferro e a biotina, que são fundamentais para o crescimento do cabelo.

Alimentos como o amendoim, avelã, amêndoa, noz ou o caju são ricos em biotina, uma vitamina do complexo B, essencial para o desenvolvimento do folículo piloso, prevenindo a progressão da calvície.

Legumes e frutas como a cenoura, tomate, melão, papaia, pimento, beterraba ou espinafres são importantes para o crescimento saudável do cabelo devido ao seu alto conteúdo em vitaminas e antioxidantes.

Em particular a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como o kiwi, laranja, tangerina, abacaxi, morango, limão, são essenciais para a produção de colagénio, uma proteína importante na formação das fibras capilares. Além disso, a vitamina C favorece a absorção do ferro da alimentação.

Deficiência em ferro está associada à queda capilar, já que o ferro ajuda na oxigenação dos tecidos do couro cabeludo.

Lembre-se que os alimentos ricos em açúcares e processados, como refrigerantes e pastelaria, são pobres em nutrientes, prejudicando muito a saúde do cabelo e do couro cabeludo.

Um cabelo nutrido, forte e bonito é um indicador de saúde e uma forte razão para manter uma alimentação saudável e equilibrada!

Se tem notado alterações e um enfraquecimento geral no seu cabelo será uma boa altura para consultar o seu farmacêutico especialista em tricologia que lhe fará uma análise tricoscópica, fornecendo todas as indicações necessárias para melhorar.

Dra. Susana FerreiraFarmacêutica
Grupo Fastfarma – Farmácia Aliança – Porto