O consumo de infusões tem vindo a aumentar, correspondendo à procura dos consumidores por um estilo de vida mais saudável. A maior parte das pessoas refere-se ao chá de forma generalista, para todas as infusões e tisanas, mas … sabia que todo o chá é uma infusão, mas nem toda a infusão é um chá?
Na realidade, o chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes da planta do chá Camellia sinensis, sendo uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, na atualidade. Usando todas as outras ervas e plantas medicinais que conhecemos e que fazem parte do nosso dia a dia, preparam-se infusões ou tisanas, como cidreira, tília, camomila, dente-de-leão, entre outros.
E qual a diferença entre infusão e tisana? A infusão consiste em verter água quente sobre plantas, com o intuito de lhes extrair substâncias ativas. Uma tisana é o líquido coado e filtrado, obtido pela fervura mais ou menos rápida das plantas.

Os tempos de infusão variam consoante o tipo de planta. Relativamente ao chá verde, a água deve ser aquecida a uma temperatura entre os 65ºC e os 80ºC. Recomenda-se um tempo de infusão entre 2 e 4 minutos. A preparação de um chá preto exige que a água atinja o ponto de ebulição (100ºC) e recomenda-se um tempo de infusão entre 3 e 5 minutos. No chá oolong a água deve atingir uma temperatura entre 85ºC e 95ºC. Recomenda-se um tempo de infusão entre 4 e 6 minutos. Contudo, aconselha-se a consultar sempre o modo de preparação na respetiva embalagem.

A maior parte do chá consumido é o chá preto, o tipo de chá mais popular nos Estados Unidos da América, no Reino Unido, na Europa e na Índia. O chá preto é preparado por meio de exposição das folhas de chá ao ar com o objetivo de desencadear um processo natural de fermentação que transforma a sua cor em castanho escuro e confere ao chá preto o seu característico aroma intenso. O chá verde, popular na China e no Japão, é a menos fermentada das variedades de chá. Uma vez que as folhas são submetidas apenas a um tratamento pelo vapor, mantêm a sua cor verde. A variedade oolong é uma forma intermédia entre o chá verde e o chá preto.
São inúmeros os benefícios que se pode retirar das plantas medicinais na forma de tisana ou infusão, para além de se manter hidratado ao longo do dia. Na sua constituição, a sua grande maioria possui uma classe de compostos bioativos denominados polifenóis, nomeadamente flavonoides e catequinas. Estes possuem uma ação antioxidante, assim como anti-inflamatória, podendo contribuir para a melhoria ou prevenção de vários estados patológicos. Por outro lado, também possuem taninos, responsáveis pelo sabor amargo de algumas infusões. Outro grande constituinte dos chás é a teína, a “cafeína” do chá. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais escuro é o chá, maior o teor em cafeína.

Dra. Sara Janeiro
Farmacêutica