A toma de Antibióticos

A flora intestinal influencia uma série de reacções bioquímicas do nosso organismo. Quando está em equilíbrio, impede que microrganismos potencialmente patogénicos exerçam os seus efeitos indesejados. A flora intestinal é importante para o bom funcionamento do Intestino e do sistema Imunitário, sendo que alterações da sua composição devem ser evitadas.

O que acontece quando tomamos um Antibiótico?

Quando tomamos um Antibiótico, além de actuar nas bactérias patogénicas presentes no organismo, afecta igualmente a flora intestinal, eliminando bactérias essenciais ao bom funcionamento do intestino, e favorecendo igualmente o crescimento de fungos que produzem toxinas. Esta diminuição da protecção bacteriana natural do intestino, juntamente com a presença de toxinas, irritam directamente a barreira intestinal, aumentando a sua permeabilidade e, por isso, originam muitas vezes episódios de diarreia, mas principalmente deixam-nos mais fragilizados e susceptíveis ao desenvolvimento de bactérias resistentes e às suas consequências.

Assim sendo, torna-se importante manter saudável a flora intestinal, prevenindo os efeitos indesejáveis da antibioterapia sobre o intestino, através da utilização concomitante de probióticos ou simbióticos.

Equilibrar o Intestino

Um Probiótico é um suplemento alimentar microbiano vivo que, quando administrado em doses adequadas, actua no organismo de forma benéfica através da melhoria do seu balanço bacteriano. Estes microrganismos aumentam o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, devido ao aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos, além de cálcio de ferro. São constituídos, na sua maioria, por bactérias láticas e bifidobactérias dos géneros Lactobacillus e Bifidobacterium, respetivamente. Também podem conter leveduras do género Sacharomyces. O consumo de probióticos é seguro e pode ser tomado mesmo por quem tem problemas intestinais.

Um Prebiótico é um suplemento alimentar constituído por carbohidratos ou fibras solúveis em água que estimulam selectivamente o crescimento e actividade de uma variedade de bactérias essenciais para o bom funcionamento do Intestino. São exemplo os frutoligossacáridos (FOS), presentes na cerveja, aveia, mel, trigo, banana, cebola, alho, tomate, entre outros; a Pectina, da maça e dos cítricos; as Ligninas, das cascas de frutas oleaginosas e leguminosas, como a linhaça e soja; e a Inulina, presente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra. A sua principal função é estimular o trânsito intestinal e a manutenção da flora, estimulando o crescimento das bactérias boas e inibindo a actividade de bactérias nocivas.

Os Simbióticos são suplementos alimentares que combinam os probióticos e os prebióticos. Estes dois componentes actuam de forma sinérgica, uma vez que os prebióticos funcionam como alimento das bactérias que fazem parte da constituição dos probióticos, potenciando os seus efeitos benéficos no trato gastrointestinais.

Susana Martins, farmacêutica; Cindy Mogadouro, farmacêutica estagiária