Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde mental corresponde a um “ estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”.

O comprometimento da saúde mental, em paralelo com o abuso de substâncias, é a principal causa de incapacidade no mundo. É, por isso, fundamental investir em medidas políticas que promovam a saúde mental, a nível público e individual.

O estado da saúde mental de um indivíduo é influenciado por fatores biológicos, ambientais e socioeconómicos. Garantir a saúde mental é, assim, mais do que assegurar a ausência de desordens mentais, como epilepsia, autismo, demência e depressão.

Uma pessoa com saúde mental sente-se bem. Tem capacidades e recursos para enfrentar as dificuldades que surgem no decurso da sua vida e consegue vivenciar e gerir os diferentes tipos de emoções. Um pleno estado de saúde mental depende da aplicação de um amplo leque de hábitos e atividades que, direta ou indiretamente, estão relacionadas com o bem-estar da mente:

  • Alimentação nutricionalmente variada e equilibrada
  • Prática regular de exercício físico
  • Ritmos de sono/vigília adequados
  • Equilíbrio entre a atividade profissional e o lazer
  • Relacionamentos familiares e sociais estáveis

Apesar da importância destes hábitos influenciadores da saúde mental, esta depende também de fatores genéticos e biológicos. Quando as boas práticas assumidas na rotina de cada um não são suficientes para garantir um pleno estado de bem-estar, é fundamental recorrer a ajuda especializada. Existem intervenções comportamentais, psicológicas e farmacológicas disponíveis para promover mecanismos de defesa e de adaptação, permitindo alcançar uma vida equilibrada.

O primeiro passo para garantir a sua saúde mental pode depender de si. Aproveite este Dia Mundial da Saúde Mental para cuidar do seu corpo e da sua mente.

E comece o dia com um sorriso.
Por si e pela sua saúde.

Francisca Gaifém, Farmacêutica Estagiária
Texto adaptado de
Organização Mundial de Saúde (www.who.int)
National Health System UK (www.nhs.uk)
Clínica de Saúde Mental do Porto (www.clinicadesaudementaldoporto.pt)