O processo natural de renovação capilar, faz com que todos os dias, em média, caiam entre 80 a 100 cabelos, dos 100 mil a 150 mil que possuímos, dando lugar ao crescimento de outros novos. Sabe-se que a queda de cabelo mais acentuada, que ocorre nas mudanças de estação (Primavera e Outono) deve-se ao facto de a hipófise (pequena glândula situada na região interna do crânio) detecta, nestas alturas do ano, uma alteração de luz e faz variar os níveis de prolactina, melatonina e outras hormonas. Estas actuam em receptores que condicionam as variações no ciclo de cada folículo podendo levar à queda de cabelo.

Porque ter um Cabelo Saudável promove a auto-estima, é importante saber como actuar para prevenir a queda do cabelo e preservá-lo forte e denso:

uma alimentação saudável é importante para que se obtenham todos os nutrientes essenciais, que conduzem a um boa saúde capilar. Por isso inclua, com regularidade os seguintes alimentos na sua dieta: ovos, espinafres, feijão preto, uvas, mirtilos, uvas, açaí, linhaça, avelãs, nozes, amêndoas, sementes de abóbora, pois são ricos em vitaminas e minerais fundamentais para o crescimento do cabelo.
pratique exercício físico, ioga, faça meditação. Aprenda técnicas de respiração.
o uso de um champô adaptado às características particulares do couro cabeludo é fundamental. Evitar o uso de água muito quente ao lavar ao cabelo. Ter atenção à utilização de pranchas e da temperatura utilizada para a secagem do cabelo, pois podem fragilizar e danificar o cabelo. O uso de condicionador será importante para manter a haste capilar hidratada.
quando se pretende uma acção mais rápida e fortificante do cabelo. Alguns dos componentes que devem estar presentes nestes produtos são: L-cistina, Metionina, Biotina, Zinco, Cobre, selénio, L-glutationa, vitaminas B5 , B6 , C.

Para o ajudar, dispomos de um Serviço de Tricologia, em que pode usufruir gratuitamente de uma avaliação completa ao cabelo e couro cabeludo e de um aconselhamento personalizado para a sua situação.

Faça já a sua marcação!

Dra. Susana Castro Martins – Farmacêutica