O transtorno de défice de atenção com hiperatividade (TDAH), perturbação do défice de atenção com hiperatividade (PDAH) ou distúrbio do défice de atenção com hiperatividade é um transtorno mental frequentemente encontrado entre as patologias neuropsiquiátricas mais comuns na atualidade.
É uma perturbação caracterizada pela associação de sintomas de excesso de atividade motora, défice de atenção e impulsividade, os quais persistem ao longo do tempo e se evidenciam em pelo menos dois contextos (ex: casa, escola, situações sociais).
O início é precoce e frequentemente associado a problemas de desenvolvimento e do comportamento.
Na idade pré-escolar, as crianças com esta perturbação diferem das crianças normalmente ativas, pela sua incapacidade total de permanecerem sentadas ou envolvidas em atividades tranquilas (ex. ouvir uma história), apresentando um estado de inquietação extrema, por vezes associado a comportamentos potencialmente perigosos.

Quais as alternativas/complementos existentes no tratamento do TDAH?

A alimentação tem influência no TDAH?

Qualquer tratamento deve-se iniciar pela orientação na dieta, e esta ser personalizada a cada criança:

• Fornecer uma dieta de alimentos integrais não transformados, de preferência orgânicos/biológicos (frutas, legumes, nozes, peixes de água fria) para diminuir a exposição a toxinas e fornecer a melhor fonte de nutrientes essenciais. Diminuir a ingestão de alimentos refinados (ex.açúcares refinados) e processados.

• Identificar e eliminar os alergénios alimentares.

• Incentivar a ingestão de alimentos ricos em cálcio, magnésio e zinco, tais como vegetais verde-escuros, vegetais folhosos, legumes, frutos do mar, nozes e melaço.

• Substituir e equilibrar os ácidos gordos essenciais, aumentando a ingestão de ácidos gordos ómega-3 (encontrado em peixes de água fria, óleos de peixe, nozes, sementes e óleo de linho, sementes e óleo de cânhamo) e diminuir a ingestão de ácidos gordos ómega-6 e gorduras trans (por exemplo: óleos vegetais parcialmente hidrogenados, margarinas, alimentos processados).

• Usar probióticos para corrigir a disbiose intestinal.

Que suplementos a considerar?

Suplementos Alimentares
Ácidos gordos essenciais
Magnésio e Vitamina B6
Vitamina D
Zinco
Ferro
Acetil-L-carnitina
Ácido gama-aminobutirico
Glicina
L-teanina
L-tirosina
Taurina
5-Hidroxitriptofano
S-adenosil-L-metionina
Dimetilaminoetanol
Fosfatidilcolina e fosfatidilserina
Melatonina
Probióticos

Fitoterapia
Bacopa
Camomila
Erva de São João
Ginkgo biloba
Ginseng
Kava (Kava-kava)
Ningdong
Passiflora
Rhodiola
Valeriana
Pycnogenol

Aromaterapia
Óleo essencial de Vetiver
Óleo essencial de Lavanda
Óleo essencial de Cedro

Homeopatia
Stramonium
Hyoscyamus
Veratrum Album
Anacardium
Belladonna
Carcinosinum
Mercurius
Tuberculinum

O exercício regular consiste num desafio cognitivo, social e aeróbico que oferece o maior benefício, facilitando o desenvolvimento cognitivo saudável e alívio dos sintomas do TDAH. É de considerar técnicas de relaxamento e meditação no tratamento de TDAH.

Dr. Élio Silva – Farmacêutico