Omega-3-DHA-and-EPA-in-Fish

O nosso cérebro é constituído por 60% de gordura. Esta gordura é essencial para a estrutura do cérebro, manter a saúde mental e para se conseguir o máximo proveito da nossa inteligência. Se suplementarmos diariamente a nossa alimentação com as gorduras certas conseguimos ganhos importantes no desempenho cerebral.

 

Doenças como fadiga e falta de memória, dislexia, depressão, deficit de atenção, Alzheimer, entre outras beneficiam muito com uma boa nutrição cerebral em gorduras boas, principalmente aquelas que o nosso organismo não é capaz de produzir, por isso chamadas de essenciais: ácidos Gordos Omega -3 em especial EPA (ácido ecoisapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico) e ácidos Gordos Omega-6, em especial GLA (ácido gamalinoleico).
Além de favorecerem a saúde mental, estas gorduras essenciais contribuem também para reduzir o risco de cancro, doenças cardíacas, alergias, artrites, eczemas e infecções.
Na família dos Ómega-3, a principal fonte directa de EPA e DHA é o peixe azul, em especial, o arenque, a sardinha, a cavala, o salmão e o atum. As sementes de linhaça, o óleo de linho e as nozes são também fontes indirectas de EPA e DHA.
A outra família de gorduras essenciais, é a dos ómega-6; os óleos de Borragem e de Onagra são as fontes mais ricas em GLA. A melhor forma de ingerir ácidos gordos ómega-6 é consumir sementes de cânhamo, abóbora, girassol, sésamo, nozes ou os óleos de Onagra e de Borragem.
Em termos gerais, as regras básicas para garantirmos que o nosso cérebro está “bem alimentado” são:
1-Comer sementes e frutos secos todos os dias. As melhores sementes são as de linhaça, cânhamo, abóbora, girassol e sésamo. O máximo proveito de todas elas é obtido moendo-as num moinho de café na altura de usar. Pode-se juntar ao iogurte, às saladas e sopas.
2- Comer peixe de águas frias no mínimo três vezes na semana.
3- Usar óleo de linho extra virgem de primeira pressão a frio para temperar os alimentos em frio.
4- Reduzir ao máximo o consumo de alimentos processados, fritos e gorduras saturadas (sólidas à temperatura ambiente) da carne e produtos lácteos.
5- Fazer diariamente um suplemento com EPH/DHA/GLA.

 

Dra. Sónia Correia para Farmácia Aliança 13-10-15

Adaptado de “Nutrición óptima para la mente”