Psicobióticos: para o bem do seu cérebro

A Organização Mundial da Saúde define os probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em doses adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro”. De uma forma mais simples, são bactérias e outros microrganismos vivos que têm a capacidade de melhorar a nossa saúde em vários aspetos: reforçar o sistema imunitário, melhorar a digestão e aumentar a capacidade do nosso corpo para lutar contra doenças.

A maior parta das pessoas pensa que os probióticos presentes nos iogurtes, nos alimentos fermentados ou nos suplementos, são destinados apenas à saúde digestiva.

O efeito dos probióticos vai muito mais além dos benefícios gastro intestinais. Há cada vez mais certezas quanto aos seus efeitos positivos no controlo de vários problemas de saúde como alergias, doenças inflamatórias, obesidade, doenças degenerativas e doenças do sistema nervoso.

Os cientistas referem-se ao microbioma como as comunidades de microrganismos que habitam a nossa pele, a boca, intestinos, vias respiratórias e outras mucosas do corpo. A “coleção” de bactérias que habita o nosso corpo é única e diferente de pessoa para pessoa, sendo o resultado de vários fatores: da nossa relação com o meio onde vivemos, do nosso estilo de vida e da nossa alimentação.

Estes microrganismos, que vivem na parede interna do intestino, produzem várias substâncias e nutrientes essenciais para regular o bem-estar psicológico e comportamental, nomeadamente alguns neurotransmissores que o cérebro também produz, como a serotonina, dopamina e o GABA. Aliás aproximadamente 90% da serotonina (hormona da felicidade) é produzida no intestino.

É importante sublinhar que a relação entre o microbioma intestinal e o estado emocional é um caminho de duplo sentido, ou seja, o que habitualmente afeta o intestino, provoca sintomas emocionais e vice-versa. Já é bem conhecida a influencia negativa que o stress crónico, as emoções descontroladas e a ansiedade exercem sobre o funcionamento e o ecossistema intestinal. O stress crónico é capaz de afetar a composição do microbioma do intestino, provocando inflamação intestinal, dores abdominais e desordens alimentares. Por outro lado, doenças gastro intestinas como a doença de chron, síndrome do intestino irritável ou obstipação crónica, desencadeiam estados de ansiedade e depressão.

Estudos demonstraram que o aumento de bactérias boas no intestino pode ajudar a controlar a inflamação, reduz os sintomas de depressão e ansiedade, baixa o stress e melhora a memória. Surge assim uma nova classe de suplementos: Psicobóticos: organismos vivos que ao serem ingeridos em quantidades adequadas, são benéficos para pacientes que sofrem de doenças psiquiátricas.

É possível já concluir que os Psicobióticos têm efetividade no controlo de sintomas relacionados com doenças do SNC, ao melhorar a saúde do intestino. Igualmente, o consumo de comida saudável, principalmente contendo fibras e probióticos (fruta, vegetais, iogurte, kefir e fermentados) é muito positivo para a saúde do microbioma intestinal e por consequência para prevenir doenças do SNC.

Janeiro 2023