Muito se tem falado dos malefícios do uso de telemóveis pelas crianças, e entenda-se por crianças todos aqueles que têm menos de 12 anos.

Os telemóveis, como aparelhos eletrónicos que são, emitem radiações e as crianças são particularmente vulneráveis a elas.

Desde há muitos anos que se usam aparelhos emissores de radiação eletromagnética, (rádios, televisões, computadores, micro ondas) mas nenhum de nós anda, por exemplo, com a televisão junto à cabeça, ao contrário dos telemóveis que estão normalmente junto à orelha ou muito próximos de nós.

Ainda faltam muitos anos de investigação para sabermos ao certo todos os malefícios que os aparelhos eletrónicos acarretam para a saúde, mas o que sabemos é que esses perigos existem.

De qualquer forma, não é apenas por causa das radiações que devemos limitar o uso de telemóveis aos mais novos.
Os riscos são demasiados e as consequências graves.

O uso prolongado de telemóveis (tablet’s e pc’s) afecta o desenvolvimento cerebral das crianças, acelera o crescimento do cérebro (entre o 0 e os 2 anos de idade), tem também influencia no deficit de atenção, aumento de impulsividade e consequente aumento de birras.

O uso excessivo das tecnologias pode limitar o movimento e consequentemente diminuir o rendimento académico, provocando um atraso no desenvolvimento da criança e em ultimo caso até levar à obesidade infantil a juntar a isso temos muitas vezes alterações no sono, condutas agressivas, isolamento social, vicio infantil.

Temos consciência que a tecnologia faz parte da nossa vida, incluindo da vida das crianças, as tecnologias facilitam em muito o nosso dia-a-dia mas, como adultos, não devemos permitir que substituam a leitura de um livro, o tempo de brincadeira e muito menos o tempo com os irmãos, pais e amigos.

Como diz o povo com toda a sabedoria… “Na vida, tudo com conta, peso e medida,”

Umas Boas Festas são os votos da equipa Farmácia Aliança – Porto

Fátima Sousa