Durante a gravidez, a partir da quarta semana de gestação, a placenta produz uma hormona – a lactogénio placentária – que antagoniza a ação da insulina, originando aquilo que se chama de insulino-resistência.

Deste modo, é necessária a produção adicional de insulina para reduzir os níveis de glicémia no sangue. Grávidas com diabetes gestacional não conseguem produzir insulina suficiente, o que pode levar a complicações durante a gravidez e mesmo no momento do parto.

Para diagnosticar a diabetes gestacional realiza-se uma análise de glicémia numa situação de jejum na primeira consulta de vigilância pré-natal e uma outra durante a 24ª e a 28ª semana de gestação – prova de tolerância à glicose oral (PTGO). Caso a diabetes gestacional seja diagnosticada na análise da primeira consulta, não será necessária a realização da segunda prova.

Existem fatores de risco que merecem especial atenção como a idade, o excesso de peso antes da gravidez, o facto de ter tido diabetes gestacional numa outra gravidez, de existir histórico familiar de diabetes, e aumento excessivo do líquido amniótico. Existem algumas medidas de prevenção que deve conhecer e colocar em prática caso esteja inserida em algum destes grupos de risco. A realização de uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico adequado são medidas importantes para a prevenção desta condição.

Caso a diabetes gestacional seja diagnosticada, algumas mudanças no seu estilo de vida podem ser cruciais para promover uma gravidez tranquila. Enquanto estiver grávida, é aconselhável avaliar os níveis de glucose no sangue de manhã, em jejum, e após as principais refeições.

A terapêutica nutricional é fundamental no tratamento da diabetes gestacional. O plano alimentar deverá ser eleborado por um nutricionista, de forma personalizada e de acordo com os hábitos alimentares e sócio-económicos da grávida, tendo em conta os micronutrientes fundamentais como o ferro, o iodo, o cálcio, as vitaminas do complexo B, ácido fólico e fibras solúveis e insolúveis.

De qualquer forma a grávida, durante a sua gravidez, deve ser sempre seguida pelo seu médico de família ou médico pediatra.