Não desespere com as pernas e os pés inchados durante a gravidez. Há cuidados que ajudam a prevenir ou a minimizar o desconforto.

Face a um aumento no volume do sangue durante a gestação e a pressão do útero em crescimento, é comum as pernas e os pés das futuras mamãs incharem. No último trimestre da gravidez, em especial a partir do quinto mês de gestação, o inchaço ou edema tende a aumentar e ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no começo da noite. O verão é, por norma, a estação do ano em que as reclamações aumentam por parte das grávidas.

PASSOS PARA PREVENIR OU MINIMIZAR

O último trimestre não é fácil e é muito frequente ter pernas e pés incgados. Além do aspeto inestético, os edemas causam um enorme desconforto com pernas pesadas e, por vezes, com sofrimento associado. Para atenuar ou mesmo evitar estas situações, a grávida não deve permanecer sentada durante longos períodos de tempo, mas caso o emprego assim o exija, é importante fazer pausas com regularidade para caminhar a ativar a circulação. Sobretudo à noite procure elevar as pernas; termine o duche diário com água fria nos membros inferiores e não descuide a alimentação, apostando em comidas com pouco sal. Para controlar a retenção de líquidos também ajuda beber muita água.

PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO REGULARMENTE

Caso as grávidas se sintam mais confortáveis, sugere-se o uso de meias de compressão que ajudam no alívio dos inchaços. Hoje em dia já se encontram modelos disponíveis no mercado com um aspeto elegante, confortáveis e eficazes, e que podem ser calçadas com maior facilidade. O médico que acompanha a grávida pode e deve aconselhá-la sobre as escolhas mais adequadas. Outro ponto que contribui para minimizar o desconforto das pernas e pés inchados é o exercício físico. Sempre que possível, a grávida deverá praticar uma atividade física adequada ao seu estado. O simples caminhar, por exemplo, é recomendável durante os nove meses da gestação e não só no último trimestre. A hidroginástica e a natação são igualmente desportos aconselháveis para quem sofre de edemas, mas a grávida deverá sempre esclarecer junto do profissional de saúde que a acompanha qual a modalidade mais indicada atendendo ao seu historial. Praticar uma atividade física inadequada ao seu estado e aos seus problemas de saúde não é, de todo, aconselhável.

MASSAGENS ATÉ AOS OITO MESES

A grávida pode também optar por realizar sessões de massagens durante a gravidez, quer relaxantes, quer de drenagem linfática manual. A massagem é uma aliada da futura mamã, mas deve ser realizada por profissionais especializados no atendimento a grávidas, uma vez que a drenagem linfática tem restrições durante a gravidez. Por exemplo, a região abdominal não deve ser massajada e não é recomendada antes dos três meses nem depois dos oito meses de gestação, salvo prescrição médica.

EDEMA EXCESSIVO DEVE RECORRER AO MÉDICO

Apesar de ser comum durante a gravidez, é preciso estar atenta. O inchaço pode significar também complicações maiores, nomeadamente a pré-eclampsia, uma doença específica das grávidas que provoca inchaço abrupto e aumento do peso corporal pelo excesso de água retida. Quando o edema for muito grave e excessivo deve procurar o médico assistente para despistar problemas de saúde mais graves.