“Abbott, Panbio Covid-19 Rapid test device”
Pesquisa de antigénio
A realização destes testes implica a colheita de exsudado da nasofaringe (zaragatoa) e apresenta-se o resultado num espaço de 15 minutos.

O teste está posicionado para se realizar:
em indivíduos com sintomas, desenvolvidos entre 3 a 5 dias após contacto suspeito, período em que a carga viral no trato respiratório é maior.
em indivíduos com alta médica que já cumpriram os dias de isolamento obrigatório. Possível confirmar que não possui carga viral passível de contágio.
De acordo com a estratégia nacional de testes para SARS-CoV-2, um resultado positivo obtido neste tipo de testes, deve ser comunicado à Saúde 24 para a rápida implementação das medidas de controlo da transmissão.
Efetuado por enfermeira qualificada em local reservado, cumprindo todas as medidas de proteção e higiene exigidas.
Sujeito a marcação.