O joanete, é uma saliência óssea que pode causar dor e inflamação. As queixas são mais frequentes ao caminhar ou quando se usa calçado inadequado. É uma deformidade que afeta com maior frequência o primeiro dedo ou “dedo grande do pé”.

É a patologia mais comum nos pés dos adultos, embora em alguns casos ele possa aparecer na adolescência, sendo que 30 % da população possui algum grau de deformidade. É 10 vezes mais comum no sexo feminino do que no sexo masculino e isso pode dever-se à utilização de calçado de salto alto e “bico fino” que se considera um factor externo para o seu aparecimento. Tem de ser ter em conta também o factor genético, visto que é vulgar encontrar joanetes em pessoas em quem os pais, avós ou tios já sofriam do mesmo problema. O joanete pode ser unilateral (afectar apenas um pé), ou bilateral (afectar os dois pés), sendo o bilateral o mais frequente.

Tipo de Joanete:

1. Hallux valgus

O halulux valgus é o tipo de joanete que afeta o primeiro dedo ou “dedo grande” do pé, sendo esta a deformidade mais comum (tipo de joanete mais frequente).O nome científico para este tipo de joanete é hallux valgus, designação proposta por Carl Heuter em 1870. “Hallux” é o termo, em latim, que significa “dedo grande do pé” e “valgus” a posição que este assume em relação ao eixo longitudinal do corpo, isto é, afastando-se do eixo do corpo.

No pé com joanete existe uma área localizada de proeminência da parte interna da articulação (metatarsofalangica), o alargamento, representa um desalinhamento da articulação e, em alguns casos, a formação óssea adicional. Este desvio faz com que o 1º dedo do pé fique a apontar para fora e rodado em direção aos restantes dedos do pé.

2. Joanete Sastre ou bunionette.

O Joanete que afeta o quinto dedo ou dedo mínimo, é o  Bunionett ou Joanete de Sastre também conhecido como “joanete de alfaiate”. A deformidade ao nível do 5º dedo do pé é uma forma de joanete menos frequente que aquela que afeta o 1º dedo (hallux valgus). Esta deformidade situa-se ao nível da articulação na base do quinto dedo do pé com desvio em varo do dedo mínimo, que fica angulado para o lado interno do pé.

Causas do aparecimento do Joanete:

Embora as causas para o aparecimento do joanete não sejam completamente conhecidas, sabe-se que uma biomecânica anormal do pé pode levar à instabilidade da primeira articulação, resultando numa deformidade. Parece existir predisposição genética que conduz a uma função anormal do pé. Isto é especialmente frequente em indivíduos mais jovens. Existem também outros fatores que contribuem para que a deformidade ocorra, nomeadamente, doenças auto-imunes e metabólicas e alterações neurológicas. Outras causas menos frequentes de deformidades são o trauma (entroses, fracturas, lesões nervosas), distúrbios neuromusculares e dismetrias de membros, uma perna mais curta do que a outra, em que a perna mais comprida desenvolve o joanete.

Sintomas do Joanete:

A dor é dos principais sintomas, que pode ir de moderada a intensa na área envolvida, normalmente é mais intensa ao caminhar ou ao usar sapatos mais apertados. Em repouso ou quando usa sapatos mais largos tende a diminuir ou desaparecer a sintomatologia. Em determinadas circunstâncias pode ocorrer inflamação.  O joanete inflamado é caracterizado por um pequeno saco cheio de líquido (bursa) que inflama (bursite), levando a edema, vermelhidão e dor local. É importante notar que, nos homens após a puberdade e mulheres na pós-menopausa, a dor na base do dedo grande do pé pode ser causada pela artrite gotosa, causando dor semelhante à dor causada pelos joanetes. No início da deformidade, os primeiros sinais e sintomas podem ser bastante ténues ou imperceptíveis, sendo que muitos joanetes não provocam sintomas, podendo contudo evoluir a deformidade com o tempo e surgirem queixas.

O diagnóstico:

O diagnóstico de joanete é clínico, podendo ser complementado através da realização de exames complementares de diagnóstico, exames de Raio x do pé, Ecografia, TAC e Ressonância Magnética. O médico irá considerar o joanete como um possível diagnóstico quando forem observados sinais e sintomas descritos anteriormente. A anatomia e função do pé é avaliada durante o exame clínico. O  estudo com radiografias do pé (em posição de carga) pode ser útil para determinar a integridade das articulações e avaliar o alinhamento dos dedos, bem como, para o rastreio de condições subjacentes. O joanete é uma deformidade progressiva que vai piorando com o tempo. O diagnóstico correto é essencial para definir a gravidade do joanete e deformidades associadas. Neste sentido, é importante efetuar uma consulta com um ortopedista, especialista em pé com a maior brevidade possível.

A cura:

Tem cura, mas não existe um tratamento padrão para todos os casos. O médico avalia as condições específicas de cada paciente – idade, estilo de vida, intensidade dos sintomas, e estado geral da saúde – antes de propor um tratamento conservador ou cirúrgico. O tratamento conservador não visa a correção da deformidade. O objetivo é atenuar os sintomas e impedir a progressão do desvio. Nos casos mais graves que exigem tratamento cirúrgico (cirurgia). Existem inúmeras técnicas que permitem corrigir a deformidade, a fim de restaurar o alinhamento e melhorar a função e eliminar os sintomas dolorosos.

O tratamento:

O tratamento para o joanete depende de diversos fatores, nomeadamente do grau de saliência e da existência de sintomas.

Os pacientes devem evitar irritações do joanete através da otimização do calçad e dos cuidados com os pés. Os sapatos para quem tem joanete devem ser largos à frente e de preferência com uma sola de apoio, de modo a deixar o pé “solto” ou sem estar “apertado”. Os sapatos apertados pressionam os lados do pé e agravam as queixas. O restante calçado, como ténis, botas, etc. devem ser seleccionados de igual forma. Nas mulheres é desaconselhado o uso de sapatos de salto alto, pois pressionam os lados do pé, agravam as queixas e podem provocar metatarsalgias.

O uso de um protetor de joanete ou de palmilhas permitem aliviar a inflamação do bunion e atenuar a sintomatologia.

É também possível colocar nos sapatos protetores e separadores de dedos para joanete. Estas ortóteses são normalmente fabricadas em silicone e existem à venda nas farmácias e lojas de material ortopédico.

Existem talas especiais ou corretores de joanetes que podem ser utilizados apenas durante a noite (corretor noturno para joanetes) ou, então, de forma permanente (dia e noite). Este corretor de joanete funciona como uma tala correctiva, pressionando a articulação, de forma a diminuir o desenvolvimento da deformidade e desta forma reduzindo a dor. Trata-se de uma forma de alinhar progressivamente os tecidos moles e as articulações sem os danificar.

Como tratamento caseiro ou natural, o doente pode fazer em casa a aplicação de gelo no local, em caso de ocorrência de inflamação, o que é bom para diminuir a inflamação e dor local. De igual modo, deve evitar o contacto com superfícies ou líquidos com temperaturas elevadas (água quente, por exemplo).

O médico pode prescrever alguma medicação ou remédio para o joanete que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação, caso elas existam. Estes medicamentos anti-inflamatórios existem sobre a forma de comprimidos ou de pomada e gel para uso local e devem ser utilizados sempre de acordo com a prescrição do médico. Esta medicação permite apenas o alívio da sintomatologia e não permite efetuar a correção das deformidades.

Em algumas ocasiões a inflamação da articulação na base do primeiro dedo pode, muitas vezes, ser aliviada por uma injeção de cortisona.

Nos casos mais graves, a constante pressão ou fricção pode levar a rutura da pele e infeção que pode exigir terapia antibiótica, devendo o doente tomar os antibióticos sempre de acordo com a prescrição médica.

Em alguns casos, a fisioterapia tem indicação, através de exercícios específicos que podem ajudar no alívio da dor e diminuição da inflamação. É também importante a reabilitação da marcha, que envolve o equilíbrio muscular e adequado alinhamento das articulações do membro inferior.

Caso o doente pratique alguma atividade física (prática de desporto) deve aconselhar-se com o médico ortopedista e eventualmente esta pode ser modificada para reduzir a sobrecarga causada no joanete.

Os tratamentos descritos são eficazes no tratamento do joanete e o prognóstico pode ser excelente, porém quando estas medidas são ineficazes no alívio dos sintomas deve ser considerado o tratamento cirúrgico (cirurgia ou operação ao joanete).

Saiba, aqui, tudo sobre a cirurgia de joanete, conheça as técnicas cirúrgicas, os riscos e recuperação após a operação.

Fátima Sousa