Vamos falar agora sobre o nosso cérebro, de uma forma simples, deixando de lado o aspeto anatómico e vasculhando um pouco a neurofisiologia.
O cérebro humano é o centro de comando do sistema nervoso. Recebe sinais dos órgãos sensoriais do corpo e emite a informação aos músculos. O cérebro humano tem a mesma estrutura básica que o de outros mamíferos, mas é maior em relação ao tamanho do corpo do que em qualquer outro. Possui cerce de 86 biliões de células nervosas (neurónios), biliões de fibras nervosas (axónios e dendrites). Estes neurónios são ligados por triliões de conexões (sinapses).
O nosso cérebro é influenciado pela ação de alguns neurotransmissores que nos dão a sensação de prazer, medo, fuga…
Neurotransmissores são substâncias químicas que o cérebro usa para “entregar mensagens” em todo o sistema nervoso. Poderíamos designá-los como “mensageiros químicos”.
Se apresenta algum destes sintomas, pode ser que os seus níveis de neurotransmissores estejam desequilibrados:
Ansiedade
Stress
Perda de memória
Falta de concentração
Depressão
Insónia
Fadiga
Problemas de peso
Enxaquecas

Sabia que o cérebro de Albert Einstein não tinha mais células cerebrais, mas tinha mais conexões entre as células?
Tendo a quantidade certa de cada neurotransmissor temos uma correta conexão e comunicação entre as células cerebrais.

Há neurotransmissores excitatórios, que controlam a motivação, excitação e foco, e neurotransmissores inibitórios que controlam o acalmar e relaxar da mente e do corpo, induzindo o sono e ajudando a filtrar mensagens em excesso para o cérebro.
Um sistema nervoso saudável tem um balanço equilibrado de neurotransmissores excitatórios e inibitórios.
No entanto, muitas pessoas têm um desequilíbrio ou uma deficiência de alguns neurotransmissores, o que pode desencadear uma vasta gama de efeitos diferentes no corpo.
O nível de neurotransmissores alterado afeta o alto desempenho, produtividade e foco. Assim, melhorando a saúde do seu sistema nervoso pode não só ter efeitos surpreendentes na sua saúde, mas também nos seus relacionamentos pessoais, trabalho, lazer.

O stress aumenta a atividade do neurotransmissor e afeta o seu sistema nervoso através da produção de citocinas (produtos químicos inflamatórios) e hormonas que afetam além daquele, o sistema imunológico e o sistema endócrino. O esgotamento dos níveis de neurotransmissores no stress crónico, também podem ser responsáveis por certas patologias como SCI (Síndrome do Cólon Irritável), doença cardiovascular, transtorno de stress pós-traumático…
O stress pode desencadear problemas autoimunes e alterar o correto funcionamento glandular (tiróide, adrenal, sexual…).
O corpo é de tal forma conectado como um todo (holístico), que se o sistema imunitário ou o endócrino forem afetados o cérebro e os níveis de neurotransmissores serão igualmente afetados.
Inversamente, isso também significa que se os níveis de neurotransmissores estiverem equilibrados isso ajudará a aumentar a concentração e o desempenho mental, mas pode ajudar indiretamente a impulsionar a função do sistema imunológico, lidar melhor com o stress e até mesmo equilibrar hormonas.
Equilibrar a atividade de neurotransmissores excitatórios e inibitórios é essencial para maximizar a nossa saúde. Então, o que podemos fazer para aumentar ou reduzir naturalmente os nossos níveis de neurotransmissores?
Deixo no ar esta pergunta, convidando-o/a a não perder o próximo capítulo deste tema.