A Dermatite Atópica é um doença crónica da pele muito comum, que afeta adultos, crianças e bebés. Esta doença dexa a pele do rosto e do corpo muito seca e irritada. Normalmente a dermatite atópica apresenta duas fases. A ativa (também conhecida como “crises agudas”) e a inativa. É importante para quem sofre deste problema, proteger a pele durante as fases inativas para prolongar os períodos ate às fases ativas.

A Dermatite Atópica (ou eczema atópico) é uma doença crónica não contagiosa em que a pele do rosto e/ou corpo fica constantemente seca e irritada, provocando comichão. Por outras palavras, é uma doença inflamatória- e é também uma das que se está a tornar cada vez mais predominante, particularmente nos países ocidentais.

Bebés e crianças pequenas são normalmente os mais afetados. 90% dos apresentam sintomas antes dos cinco anos e 80% antes dos dois.

Em crianças pequenas e bebés, a área mais afetada da pele é o rosto embora que, à medida que envelhecem, a erupção pode se espalhar para o corpo. A dermatite atópica no rosto afeta todas as idades e, geralmente, apresenta-se como manchas secas e escamosas no couro cabeludo, na testa, à volta dos olhos e atrás das orelhas. Também é muito comum aparecer nas bochechas, especialmente nos bebés.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, de época para época e mesmo de dia para dia. As pessoas que sofrem desta doença de pele descrevem duas fases distintas: a inativa (“intervalos”) e as ativas (crises agudas – “flare-ups”).

Em crises agudas, os pacientes passam de uma comichão leve para intensa, a pele torna-se vermelha escura, escamada, irregular para inchada, dolorida para ligeiramente sangrenta.

Durante uma fase de intervalo, os sintomas passam de pele seca para uma pele muito seca, um pouco escamada, pele irritada (um problema também conhecida como xerose) e a área afetada pode apresentar pequenas feridas cicatrizadas.

A Farmácia Santo António oferece algumas sugestões de produtos que podem ser utilizados para o tratamento deste problema de pele: (Neutrogena, Ducray, Lutsine, Leti AT4, Uriage, Bioderma, Avéne, La Roche-Posay, Roc Dermatologic, Dermoflore, Lipoleum, Hidrolact, IFC, SVR, Aveeno e A-derma)

Foto: AFP