Existe alguma contra-indicação?

As meias de compressão servem, principalmente, para ajudar no retorno do sangue e da linfa. É contra-indicada em casos de insuficiência arterial e quando o produto é de baixa qualidade. Nessa situação, muito comum infelizmente, a meia de compressão piora o retorno venoso e linfático.

As meias de compressão melhoram apenas a circulação nas pernas ou no corpo como um todo?

Apenas o retorno do sangue e da linfa nas pernas. A parte mais importante para comprimir é do joelho para baixo.

Para os corredores, em especial, quais são as vantagens dessas meias?

As vantagens são:diminuição do inchaço durante a corrida; diminuição do desgaste energético e pré-inchaço antes de uma prova ;diminuição da vibração muscular no impacto, prevenindo fraturas de stresse e tendinites; e melhora da circulação no pós-treino.

Posso usar as meias também em treinos e em caminhadas?

Pode usar sempre.

O que é melhor fazer em dias de calor: usar ou não usar as meias para não aquecer?

A meia de compressão de alta qualidade é feita de fios especiais. Tais fios, além de ter alta “respirabilidade”, comprimem de forma correta e não permitem o inchaço. O inchaço causa peso nas pernas, diminui a performance e piora a sensação de calor. Portanto, em dias de calor, a meia (eficiente) está ainda mais indicada.

Como escolher a meia certa para mim? Há diferença em relação ao comprimento e formato das pernas?

A meia correta tem o seu tamanho. Verifique se todas as suas medidas estão dentro do padrão das meias, mas o mais importante é sentir conforto ao usá-las .
A meia deve apertar mais nos tornozelos do que perto dos joelhos.