Melhorar os padrões alimentares é um dos melhores investimentos para garantir ótima saúde. Os desequilíbrios nutricionais contribuem para o agravamento de doenças crónicas e muitas vezes desencadeiam processos inflamatórios que degeneram em doenças graves.

A intervenção nutricional, adequada a cada caso, contribui fortemente para o alívio e, em alguns casos, mesmo para o desaparecimento dos sintomas. Se assim é, justifica-se que as intervenções nutricionais façam parte da estratégia terapêutica para combater a doença e restaurar a saúde, a par do uso de medicamentos.

As doenças crónicas, nomeadamente as relacionadas com o metabolismo, são um exemplo bem representativo do grande benefício em considerar o tipo de alimentos ingeridos; é o caso da obesidade, diabetes, hipertensão e das doenças cardiovasculares. Do mesmo modo, a prevenção de doenças degenerativas como o cancro, passa obrigatoriamente pela qualidade alimentar. Através da alimentação é também possível obter efeitos positivos na imunidade, no controlo do stress, no aumento da memória, na diminuição das alergias, na diminuição da inflamação articular, entre tantas outras situações.

Não pode haver dúvida que só uma alimentação o mais natural possível, baseada em vegetais, frutas e legumes, é a que melhor efeito oferece em termos terapêuticos. A par disto é importante minimizar as comidas processadas, gorduras animais e carnes, produtos açucarados e refinados por que todos eles contribuem para aumentar a inflamação.

Já todos ouvimos a famosa frase de Hipócrates: “que o alimento seja o medicamento e que o medicamento seja o alimento”. Será mesmo assim?

Sim, é verdade! Uma dieta que incorpora grande variedade de frutas, vegetais, cereais integrais, especiarias e ervas aromáticas, providencia ao organismo compostos nutricionais altamente ricos em substâncias com efeito protetor, regulador e regenerador. Estas substâncias chamam–se fitonutrientes e contribuem para o regular funcionamento de todas as células e órgãos do nosso corpo. Os alimentos onde se encontram são considerados alimentos funcionais.

Alimento funcional é qualquer alimento que, pela sua riqueza em compostos bioactivos, promovem efeitos benéficos para a saúde e bem-estar, podendo retardar e prevenir o desenvolvimento de doenças crónicas e degenerativas. Estes alimentos devem ser consumidos regularmente, integrados na dieta usual.

Alguns exemplos de alimentos com grande contributo em saúde:

Fibras alimentares: Encontram-se nos cereais, frutas, leguminosas e em todos os vegetais de uma forma geral

Importantes para regular a absorção de nutrientes no intestino, promover o bom funcionamento intestinal e servir de alimento saudável para as bactérias da flora intestinal. Dão saciedade e mantêm os níveis de açúcar no sangue controlados.

Ácidos Gordos – Estão presentes nos peixes gordos, cavala, sardinha, salmão, nas sementes e frutas oleoginosas como linhaça, girassol, nozes, avelãs. Sem esquecer o azeite, extra virgem, que é uma gordura ótima para uso diário.

Especialmente importantes nesta família são os W3. Importantes para a prevenção das doenças cardiovasculares e também com capacidade anti-inflamatória benéfica em doenças degenerativas e em doenças do sistema nervoso.

Fitoquímicos – Os alimentos mais ricos são o alho, hortaliças, brócolos, uvas e frutos vermelhos.

Com esta designação existem muitos compostos nos vegetais e nas frutas com elevado poder regenerador das células. Atuam como poderosos antioxidantes protegendo as células e os órgãos de substâncias tóxicas e do envelhecimento.

Compostos sulfurados – característicos do grupo das aliáceas, como o alho, alho francês, cebola, e das crucíferas, como brócolo, couve-flor e couve de bruxelas.

São-lhes atribuídos efeitos cardioprotetores, ajudam a controlar o colesterol e a pressão arterial, bem como efeitos protetores nos processos de cancro. O grupo das aliáceas e das crucíferas têm já muitos estudos que fundamentam estas propriedades.

Flavonoides – Um alimento especialmente rico é o chá verde, mas também o vinho e as uvas com o conhecido resveratrol; frutos vermelhos e maçã.

Com muitos benefícios para a saúde cardiovascular, prevenindo a aterosclerose; funcionam como anti-inflamatórios e antioxidantes. Ainda têm efeito protetor no desenvolvimento de alguns tipos de cancro.

Carotenoides – São pigmentos presentes nos frutos e vegetais coloridos, cenoura, tomate, pimento, curcuma, alperce, manga, papaia.

Com propriedades antioxidantes, os mais conhecidos são o licopeno do tomate, com estudos válidos na prevenção das alterações da próstata, mas também a luteína e a zeaxantina encontradas em vegetais de folhas verde escura como couve e espinafres. Estes são muito importantes para a saúde visual e qualidade da visão noturna.

Dra. Sónia Correia
Artigo publicado na Revista Saúde Sénior nº 19 – março 2023