Estudos científicos muito recentes estabelecem uma relação positiva entre a dieta mediterrânea e as funções físicas e cognitivas. As pessoas que adotam uma dieta rica em vegetais, frutas, frutos secos e peixe têm o cérebro maior. Este fato contraria a perda cognitiva e o aparecimento de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

A inflamação geral do organismo é também um marcador decisivo para atrasar o envelhecimento e várias doenças crónicas, incluindo as degenerativas do foro mental.

Os ómega 3 são gorduras saudáveis que devem ser ingeridas de forma regular. São considerados ácidos gordos essenciais, uma vez que o nosso organismo necessita deles para funções especificas, mas não os conseguimos produzir. Temos então que os ingerir na alimentação ou através de suplementos.

São essencialmente dois: EPA (ácido eicoisapentanóico) e DHA (ácido docosahexanóico), sendo que o equilíbrio entre eles contribui para benefícios na saúde cardiovascular, melhoria da função cerebral, manutenção de uma visão saudável e diminuição da inflamação articular.

Fontes naturais de ómega 3: sardinha, salmão, sementes de linhaça, sementes de chia, abacate, amêndoas, nozes, ovo, azeite.

Assim, aliar a uma alimentação anti-inflamatória, como a dieta mediterrânea, um bom suplemento de ómega 3, contribui para a diminuição do estado inflamatório geral do cérebro, articulações e sistema cardiovascular.